Você Sabia?




VOCÊ SABIA QUÊ?

" O Brasil é considerado o quarto maior poluidor do mundo, devido às queimadas;
" As queimadas são causadoras de grandes congestionamento e muitos acidentes nas estradas;
" Muitas queimadas fogem ao controle de quem as fez, ocasionando incêndios que podem atingir residências, fiações elétricas etc;
" Na área rural as queimadas empobrecem o solo e matam animais e plantas;
" As queimadas causam problemas de saúde como inflamação pulmonar e doenças como conjuntivite, rinite, sinusite e bronquite. Pessoas alérgicas ficam mais suscetíveis e crianças e idosos correm mais riscos de desenvolver doenças;
" A prática de queimada, seja pequena ou grande, é considerada crime por lei federal que prevê penas de reclusão de seis meses a quatro anos e multa. A Lei Municipal também prevê as queimadas como um crime (art. 120 do código de Posturas). 





você sabia?


O serviço de limpeza urbana da cidade de São Paulo calcula que por dia, perto de 12 mil toneladas de lixo são recolhidas, e que essa quantidade se espalhada em um campo de futebol, alcançaria 4 metros de altura.

O que fazer?
Ao ir às compras abra o olho: cada produto que você traz para casa tem um determinado impacto sobre o meio ambiente. Escolha produtos que agridam menos a natureza. 
Compre produtos em embalagens maiores para seu consumo semanal ou mensal conforme o caso.
Comprem sempre bebidas e refrigerantes em garrafas de vidro que são reutilizadas ou recicladas. (Fonte: USP)



VOCÊ SABIA?
15% dos plásticos rígidos e filmes consumidos no Brasil retornam à produção como matéria-prima. Deste total, 60% provêm de resíduos industriais e 40% do lixo urbano.

36% do papel e papelão que circularam no País em 1997 retornaram à produção através da reciclagem; 75% do total de papéis circulantes no mercado são recicláveis.

Em geral, os sacos de plásticos parecem mais práticos que os de papel, mas não são biodegradáveis, além de serem fabricados a partir de petróleo, um recurso não-renovável, e o tempo de decomposição do papel varia de 2 a 4 semanas, enquanto os sacos e copos plásticos podem variar de 200 a 450 anos.

A tinta usada nos sacos plásticos contem cádmio, um metal pesado e altamente tóxico. Assim, cada vez que um saco plástico impresso à tinta é incinerado, gases tóxicos são liberados.

Os sacos plásticos, se jogados no mar, podem acabar matando os animais estrangulados ou engasgados ao engolir essas embalagens.

Alguns mercados italianos já suspenderam o uso de sacolas de plásticos.

Os sacos de papel, por outro lado, são reutilizáveis e biodegradáveis, mas também agridem o meio ambiente. Os sacos de supermercado são feitos de papel virgem, não reciclados, porque os fabricantes afirmam que é necessário empregar papel de fibra longa, mais resistente, para o transporte de mercadorias.

Em 1988, foram distribuídas no Brasil cerca de 80 mil toneladas de sacos plásticos e de papel.

Nos Estados Unidos, começa a ser fabricado um plástico feito a partir do amido de milho, que não polui e se decompões em um ou dois anos. (Fonte: USP)