Temas Ambientais

APRENDA SOBRE: MATA CILIAR
Mata ciliar é a vegetação localizada às margens dos rios, ribeirões, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes. O nome mata ciliar é dado a essa vegetação porque ela protege os rios assim como os cílios protegem os olhos. 
A mata ciliar deve ser preservada para manter a qualidade do ar e as temperaturas estáveis porque o gás carbônico em grandes quantidades é prejudicial à saúde do seres vivos, além de aumentar o efeito estufa, causando o aquecimento global. Através da fotossíntese, as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera, melhorando assim a qualidade do ar e regulando a temperatura da Terra.As matas liberam água em forma de vapor, que ao atingir a atmosfera se concentra e se condensa, formando as nuvens, que diminuem os efeitos dos raios do sol, produzem as chuvas e estabilizam o clima. As matas ciliares atuam como corredores ecológicos, por unirem fragmentos de florestas, o que permite a circulação de animais e a dispersão de sementes, aumentando a conservação da biodiversidade. Essas matas funcionam ainda como barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças nas culturas agrícolas.As chuvas e os ventos carregam partes constituintes do solo exposto até os corpos d’água. As matas ciliares são como filtros que evitam que os sedimentos trazidos pela erosão se depositem nos rios, o que levaria à diminuição de seus volumes e perda da qualidade da água.A erosão pode levar ao empobrecimento dos nutrientes do solo diminuindo a produtividade das terras, sendo que a mata é uma forma para evitar a desertificação.A vegetação diminui o impacto da água da chuva no solo, que infiltra lentamente e é armazenada no subsolo, onde irá abastecer as nascentes.

Fonte: programa Mata Ciliar


Nós da Escola Murilo Braga entendemos que  preservar o meio ambiente é uma questão de atitude individual ou coletiva, por isso estamos fazendo a nossa parte. Estamos juntos com alguns órgãos participando de reflorestamentos de mata ciliar de alguns rios degradados de nosso município, estamos também doando e plantando mudas de plantas frutíferas em alguns bairros de nossa cidade ou em comunidades do município. Durante essas ações nossos alunos também, sensibilizam a comunidade quanto a importância que as árvores têm em nossas vidas.





A Secretaria do Meio Ambiente de Porto Velho desenvolve Campanha de combate às queimadas

A secretaria Municipal de meio Ambiente de Porto Velho, está realizando a  “Campanha Queimadas Urbanas: Apague essa Ideia”. Segundo o Secretário José Carlos Gadelha houve um aumento de 600% no número de denúncias atendidas, ao se comparar os seis primeiros meses de 2011 (112 denúncias) com o primeiro semestre de 2010 (20 denúncias). O Secretário afirmou : “Começamos a divulgação da campanha contra às queimadas urbanas no início de junho e a população já nos mostra que está a favor do meio ambiente, pois recebemos, só neste mês, 79 ligações de denúncias de queimadas urbanas no 0800.647.1320. Resultado da ampla divulgação que estamos fazendo junto à população, com apoio da imprensa, que tem se engajado nesta causa”.
Queimar é Crime. As denúncias de queimadas podem ser feitas pela Linha Verde em Defesa do Meio Ambiente: 0800.647.1320. Também terá a fiscalização, com multas aos infratores, que variam de R$ 2.320,50 até R$ 4 milhões.
Para atender à grande demanda de ligações de denúncias de queimadas urbanas em Porto Velho, a Divisão de Fiscalização da SEMA está realizando plantões para o atendimento durante os finais de semana, aos sábados e domingos das 8:00 às 19:00 horas. 
A campanha seguirá até o final do ano com trabalhos de conscientização através da distribuição de materiais informativos, apresentação de vídeos, palestras e demais ações para atingir toda a Capital, desde órgãos públicos, escolas, associações de bairros até pit stop nas ruas.
Com o tema: Queimadas urbanas: apague essa ideia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) pretende realizar um grande trabalho de conscientização ambiental, diminuindo as queimadas urbanas e, conseqüentemente, o número de pessoas com problemas respiratórios que procuram os hospitais nos períodos de estiagem (seca).