PALESTRA
ENERGIA SUSTENTÁVEL
À medida que milhões de pessoas entram no mercado de consumo todo ano, sobretudo na Ásia, a demanda global de energia não pára de crescer. A crise nuclear no Japão e a revolta no Oriente Médio levantam a dúvida - haverá energia para todos? Por estas e outras razões, nossos alunos debateram no último dia 21 de junho o tema "Energia Sustentável" em uma palestra ministrada por técnicos da CERON (Centrais Elétricas de Rondônia). Durante o debate ficou claro que, a energia sustentável é aquela que mantém um ciclo equilibrado de produção e consumo, porque é gasta numa quantidade e numa velocidade nas quais a natureza pode repô-la. O conceito está diretamente ligado ao de desenvolvimento sustentável: Levam-se em conta os fatores ambientais, mas não significa necessariamente dizer que toda energia sustentável seja uma energia limpa. Na ocasião da palestra estiveram em visita à nossa escola para conhecer a nossa Com-Vida as professoras, Vanda e Rosenilda Miguel, ambas da Escola Brasília, que também é uma instituíção que se preocupa com as questões ambientais. Após a palestras os alunos foram desafiados a realizarem uma apresentação sobre o que tinham aprendido e o resultado foi apresentado no dia 24 de agosto, através de paródia, teatro de fantoches, rap, poesia, vídeos e slides.
DEBATE DO TEMA: "CONSUMO CONSCIENTE"
Em se tratando de um tema nem sempre aceito de imediato quando necessário, porém, todos sabem que ações cotidianas, concretas e voluntárias de consumo consciente permitem a qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos. Além de criar uma nova cultura que abra espaço para uma vida sustentável ainda que pareça distante. Pensando nisso, na quarta-feira dia 29/06 discutimos em nossos encontros semanais da Com_vida este tema, por entender que podemos multiplicar informações, valores e praticas de consumo consciente sensibilizando outros consumidores.
ÁRVORE DOS SONHOS
Nossos alunos da Com-Vida criaram uma árvore dos sonhos, fque foi colocada no pátio da escola, durante uma manhã os alunos responderam a seguinte pergunta: Como é o planeta dos seus sonhos?
Aqui estão algumas respostas:
"O meu sonho é que o HOMEM tome o mais rápido a consciência, que é a NATUREZA que supre as suas necessidades e que portanto tenha mais carinho com ela. (Tatiele - 7º ano).
"O meu sonho é que no futuro, meus filhos e netos encontrem um planeta saudável" ( Caroline - 7º ano)
"O meu sonho é que as novas gerações encontrem um planeta melhor" (Gabriele - 8º ano)
" O meu sonho é que acabem com as queimadas, assim nós viveremos melhor" ( Francisco - 6º ano)
"Eu quero um planeta livre de tanto lixo" (Gabriel - 6º ano)
"Eu quero que mais árvores sejam plantadas" (Marina - 8º ano)
"Eu espero fazer parte no futuro de uma sociedade mais consciênte" (Lorrane - 8º ano)
"Que o homem pare de ver as florestas como mercenário e passe a vê-las como grandes aliadas para um futuro melhor" (Valéria - 9º ano)
LETRA DO RAP DA NOSSA COM-VIDA
SE LIGA GALERA, NÓS VAMOS MOSTRAR,
QUE A NOSSA COM-VIDA VEIO PRA MUDAR.
QUE A NOSSA COM-VIDA VEIO PRA MUDAR.
MUDAR A CONSCIÊNCIA DE QUEM NÃO DÁ VALOR,
AO MEIO AMBIENTE ISSO SIM SENHOR.
AO MEIO AMBIENTE ISSO SIM SENHOR.
CONSCIENTIZAMOS COMO PRESERVAR,
O NOSSO AMBIENTE E COMEMORAR.
O NOSSO AMBIENTE E COMEMORAR.
REECUPERAMOS A MATA CILIAR,
DOS RIOS DEGRADADOS DO NOSSO LUGAR.
DOS RIOS DEGRADADOS DO NOSSO LUGAR.
ASSIM TEREMOS MUITAS VANTAGENS.
REUTILIZAMOS SOBRAS DE ALIMENTOS,
POS É IMPORTANTE NOSSO ENVOLVIMENTO.
QUEM GANHA COM ISSO É A NATUREZA,
QUE FICA MAIS LINDA, E COM MAIS PUREZA.
CONSCIENTIZAMOS AS NOSSAS CRIANÇAS,
POIS COM ELAS ESTÁ A ESPERANÇA.
POIS COM ELAS ESTÁ A ESPERANÇA.
A ESPERANÇA DE PODER MUDAR,
O NOSSO PLANETA E PODER VIBRAR.
O NOSSO PLANETA E PODER VIBRAR.
VIVA A CONSCIÊNCIA! VIVA O PLANETA! VIVA A NOSSA COM-VIDA! VIVA A NATUREZA!
OFICINAS DE REUTILIZAÇÃO DE LIXO SÓLIDO
Nos meses de abril, maio e junho os alunos participaram de oficinas de reaproveitamento de lixo sólido. Foram produzidos produtos a partir de garrafa pet, rolo de papel higiênico, CDs, disquetes, Caixa de leite, embalagens de vidro, papelão entre outros. Participaram das oficinas alunos do grupo mobilizador da Com-Vida e alunos do 2º ao 5º ano. Os produtos foram expostos durante a Semana do Meio Ambiente no pátio da escola.
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
Os alunos do grupo mobilizador da Com-Vida estão produzindo vídeos que em breve estarão sendo postados no You Tube. Nos vídeos os alunos estão abordando vários temas como: Água, Lixo, Queimadas, Sustentabilidade, Biodiversidade entre outros.
DIA DA BIODIVERSIDADE
No dia 21 de maio os alunos da Com-Vida foram conscientizados sobre o tema “Conhecendo a Árvore”, um dos assuntos abordados dentro do movimento Onda Verde. Na primeira etapa os alunos da Com-Vida desenvolveram o tema por meio sensibilização dos alunos menores do 1º ao 5º ano, informando através de cartazes quanto a importância medicinal, alimentar, na econõmia e ambiental das árvores. Na segunda etapa desenvolveram uma oficina de construção de construção de árvores utilizando material reutilizados. Na terceira etapa os alunos foram até ao Igarapé Bate Estaca, rio que abastece a nossa cidade, com os técnicos da da Coordenadoria de Educação Ambiental e Mata Ciliar da SEDAM, realizar um plantio em áreas do rio que estão degradadas, colocando em pratica o que foi aprendido durante as atividades da primeira e segunda etapas. Essa atividade teve como objetivo proporcionar aos nossos alunos o aprendizado sobre a importância das árvores além de despertar o interesse pela natureza.
CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA
POESIA
“Consumir com responsabilidade”
A energia é importante para a vida de todos nós;
Por isso vamos poupar , para o planeta salvar.
Aproveitar a luz do sol, pois além de mais saudável;
É a maneira correta de um uso sustentável.
Preste muita atenção, não deixe a TV ligada, sem ninguém para assistir;
Pois e na conta alta que você irá sentir.
Vou lhe dar um grande aviso, para você se ligar;
Não deixe chuveiro ligado sem ninguém para usar.
É de grande importância, preste muita atenção;
Produto sem procel é uma grande armação.
Ao abrir a geladeira, pegue tudo de uma vez;
Pois manter a porta aberta, é conta alta no mês.
A tarifa social é bom que você aprenda;
É desconto na conta, de famílias de baixa renda.
Economizar energia é uma grande obrigação;
Pois quem ganhará com isso é a nova geração.
Geração sustentável, é a que sabe preservar;
Água, minerais e energia para o planeta salvar.
Se você cumprir o que acabamos de falar;
Estará ajudando o planeta a melhorar.
Criação das alunas: Kele e Caroline.
PARÓDIA
“SE LIGA GALERA”
Banho quente é relaxante,
Se tem selo procel.
Gasta energia não é brincadeira.
Ver televisão,
Sem dar muita atenção,
É uma grande bobeira.
È feio o seu sorriso,
E o brilho dos seus olhos,
Se as contas são ruiiiiins.
O meu grande desejo,
É racionar o máximo,
Ou então será o fiiiiim.
Já sei o que faço,
Para não dá muito espaço
A contas altas , galera.
Vou esperar juntar,
A roupa pra lavar,
Dá prazer economizaaar.
Se liga há há há
Se liga há há há
Se liga há há há
Não faça besteira.
Se liga há há ha
Se liga há há há
Se liga há há há
Não faça besteira.
Criação alunos: Júlio, Marcos e Rafael
RAP
“ Energia sustentável”
Energia sustentável é o que iremos falar;
Por que existem fontes que nos ensinam a preservar.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
Solar e eólica são energias sustentáveis;
Se você não sabe são fontes renováveis.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
Energias limpas mantêm a preservação;
Pois elas não causam nenhuma poluição.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
São fontes de energias que não causam grande mal;
Não liberam gases para o aquecimento global.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
Com a energia eólica não há complicação;
Então fique sabendo que ela é a solução.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente.
O sol que te ilumina, te dá luz e calor;
Te dá a energia que devemos dar valor.
Te dá a energia que devemos dar valor.
Seja uma pessoa inteligente;
Preserve sua vida e o meio ambiente. (3X)
Criação alunos: Salatiel, Kelyane e Larissa.
Criação alunos: Salatiel, Kelyane e Larissa.
PEÇA DE TEATRO
“CUIDADOS QUE FAZEM A DIFERENÇA
personagens:
Se Liga
Tô Ligada
NARRADOR: Em um belo dia ensolarado Tô ligada vai até a rua para apreciar a bela manhã. Quando derrepente Se Liga passa em frente a sua casa levando nas mãos uma linda pipa.
Tô Ligada: Olá Se Liga, onde você está indo com tanta pressa?
Se Liga: Estou indo soltar pipa.
Tô Ligada: Onde?
Se Liga: Aqui mesmo na rua, minha mãe não deixa eu ir muito longe.
Tô Ligada: Aqui mesmo na rua?
Se Liga: Sim, por que não?
Tô Ligada: Por que não pode Se Liga.
Se Liga: Por quê? É aqui mesmo na frente da minha casa.
Tô Ligada: Aí é que está o perigo. Você sabia que por causa de uma simples pipa, crianças e até adultos correm risco de morte?
Se Liga: Como?
Tô Ligada: A tentativa de retirar pipas dos fios de alta tensão pode ser fatal.
Se Liga: Mas se a pipa for retirada com uma vara?
Tô Ligada: Jamais faça isso, nem com uma vara ou com outro material.
Se Liga: Mas por quê? A madeira não é condutor de energia.
Tô Ligada: O problema Se Liga, é o cerol usado na linha da pipa, ele ajuda a transmitir corrente elétrica em contato com o fio de alta tensão e pode provocar acidente sério e até mesmo fatal. Pode causar também a falta de energia no bairro inteiro.
Se Liga: Nossa, Tô Ligada, não sabia disso. Sendo assim, vou procurar um lugar apropriado para soltar minha pipa.
Tô Ligada: Isso mesmo, Se Liga, por que você não vai soltar sua pipa no Campo de futebol ou no parque público aqui do bairro. Além de ser perto não possui rede elétrica. Assim você tem mais segurança para se divertir e aproveitar sua manhã.
Se Liga: Puxa, Tô Ligado, muito obrigado pela dica, você é mesmo um amigona.
Tô Ligada: Quero que você saiba que a energia elétrica existe pra fazer a vida da gente melhor. E não para causar danos e riscos. E para eliminar todos os riscos, devemos ter alguns cuidados simples, mas muito importantes. Até mais Se Liga.
Se Liga: Tchau amigona e muito obrigado pelas dicas.
Tô ligada: Passe essa dica adiante e Se liga, cara.
Criação: alunos Edilson e Carolaine.
cordel meio ambiente
cordel meio ambiente
O
lixo
Minha
gente preste atenção
Lixo não
é brincadeira não
Diminua a
poluição
Pois ela
prejudica a nossa nação.
E causa
uma grande confusão
Se
continuar jogar lixo no mar
Vai matar
qualquer animal
Vidro,plástico,papel
e até metal
Para não
jogar lixo no mar
O homem
tem que mudar.
O homem
joga lixo
Em
qualquer lugar
Na rua nos
rios e também no ar
Ele faz
tudo isso
Sem pelo
menos pensar
Uma vez
que jogar lixo no chão
Ele
prejudica muita gente,
Pois
durante as enchentes
Muitos
ficam doentes,
É uma
lamentação.
Na verdade
queremos
Um planeta
sustentável
O homem
pode até produzir lixo
Mas ele
tem que ser reciclável
E assim um
mundo melhor teremos.
Autores- Rafael S. Santana
Júlio César S.Costa
Luis
Davi R.Martins
ÁGUA
Oi!Vim
para alertar
Que
a nossa água
Ta
pra acabar
2050
vai chegar e muitos países
Não
terão água para usar.
Nossos
rios estão destruídos
Nossos
mares poluídos
A
água esta acabando
E
talvez amanhã não
Haverá
água no mundo.
A
água é um mineral natural
Não
pode ser descartada
Muito menos desperdiçada,
Mas
pode ser economizada
Isso
deve ser essencial.
Olho
e vejo água
Como
um recurso importante
Para
lavar, beber, cozinhar, e banhar.
Mas
o que eu vejo é preocupante
Com
a poluição, a situação pode piorar.
Água
cada vez mais contaminada,
Seja
no campo ou na cidade
Isso
é realidade
O
lixo acaba indo parar nos rios
E
água fica então envenenada.
Autores-Angelica
Gatti Campos
Ingrid
Brasil, Soll, Semiramys
Poluição
do Ar
Venho
aqui dizer
Que
com a poluição do ar
Esta
difícil de viver
Então
vamos colaborar
Para
a situação poder mudar
Então
para ajudar
Devemos
para e pensar
E
o planeta arrumar
Fazendo
assim a situação
Irá
melhorar
Agora
digo a todos
Que
devemos melhorar
Para
o planeta mudar
E
a vida continuar
Ou
então vai piorar
AUTORES
:
LARISSA
C. CHAVES
NATIELE
RAMOS DE ARAÚJO
PROJETO
EMBALAGEM DE REQUEIJÃO COM-VIDA AMBIENTAL
Alunas: Ingrid Brasil e Larissa Landiauzer
Alunas: Ingrid Brasil e Larissa Landiauzer
1. RESUMO
Este projeto visou destacar a
nossa preocupação em evitar o desperdício de copos descartáveis por parte dos
funcionários e alunos da escola Murilo Braga e a importância que a reutilização oferece para se criar um ambiente mais sustentável. Os alunos da Com-Vida
(Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) sob a coordenação da aluna
Larissa Fernandes confeccionaram copos individuais para os funcionários e
alunos da escola, a partir de copos de requeijão que iriam diretamente para o
lixo. Com essa atitude além de reduzir o uso de copos descartáveis na escola
evitaram também que mais lixo fosse lançados ao meio ambiente.
2. TEMA
Sustentabilidade na escola
3. OBJETIVO
Eliminar ou reduzir o uso de
copos descartáveis no ambiente escolar.
4. METODOLOGIA
A metodologia seguiu as seguintes
etapas:
1ª Etapa: Os alunos da
Com-Vida visitaram os demais alunos da escola em suas classes para
sensibilizá-los quanto ao uso indiscriminado de copos descartáveis por parte de
alunos e funcionários na escola e da importância de se procurar alternativas
para solucionar ou amenizar o problema. A sensibilização foi realizada através de vídeos, fotos com os próprios
alunos utilizando os descartáveis. Nesta etapa diversas sugestões foram
colocadas por parte dos alunos e a mais aceita foi a reutilização dos copos de
requeijão, muito utilizados nas residências dos alunos e funcionários.
2ª Etapa: Os alunos da Com-Vida saíram de sala em sala solicitando
que os demais alunos trouxessem para a escola as embalagens de plástico ou de
vidro de requeijão utilizados em suas residências. Organizaram na escola um
local de coleta.
3ª Etapa: Em várias oficinas de reutilização de lixos sólidos da
Com-Vida as embalagens foram lavadas e depois de secas foram pintadas com tinta
PVA para artesanato e Tinta brilhante decorativa, ambas para plástico; além de
utilização de botões reutilizados e sementes. Depois de totalmente secos foram
colocados sobre os copos as suas tampas, feito um furo e colocados os
canudinhos. Então os copos reutilizados estavam prontos para serem distribuídos
e utilizados por alunos e funcionários.
4ª Etapa: Distribuição dos copos.
5. RESULTADOS OBTIDOS
Obtivemos como resultados menos
copos descartáveis sendo utilizados na escola, menos lixo lançado ao meio
ambiente e mudança de atitude por parte de alunos e funcionários da escola. Devido a demanda alunos e gestores usaram suas
criatividades, criando outras alternativas para substituir os copos
descartáveis como o uso da “eco-canequinha” e o “ecopo” que também vêem sendo utilizados
na escola ou quando saímos à campo e são doados também a visitantes.
Desperdício de copos descartáveis |
Sensibilização |
Sensibilização |
Decorando os copos |
Lixando os copos |
Sensibilizando |
Pintando os copos |
Funcionária usando o copo |
Alunos usando os copos |