Dicas Verdes

Pequenas dicas que podem fazer a diferença em sua vida.

















PARA UM CONSUMO CONSCIENTE




1. Recuse produtos derivados de espécies em extinção

2. Prefira produtos com embalagem reciclável ou reciclada

3. Evite produtos com embalagem não-biodegradável

4. Adote uma caneca durável em vez de usar copos de plástico

5. Recuse folhetos publicitários que não sejam de seu interesse

6. Não pinte as paredes internas de sua casa com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes

7. Guarde seus alimentos em recipientes que possa voltar a utilizar (como embalagens de vidro e não em folha de alumínio ou filme plástico)

8. Procure usar pilhas recarregáveis e com baixo teor de mercúrio

9. Reduzir o uso dos recursos naturais como um todo, material ou energético

10. Não deixar a luz acesa desnecessariamente

11. Optar por espaços ventilados e arejados, evitando assim o uso do ar-condicionado. No último caso, definir qual o melhor momento de usá-lo

12. Na hora das compras, procurar levar para casa produtos que tenham selos ambientais e priorizar empresas que tenham boas práticas produtivas.

13. Se vai levar para casa produtos acondicionados em bandejas descartáveis, priorizar a bandeja de amido de milho em detrimento da de isopor, cuja matéria-prima é o petróleo

14. O ideal seria usar só sabão e água para limpeza, mas aos que não abrem mão do detergente, é indicado optar pelo adistringente.

15. As embalagens de papel são mais indicadas que as de plástico

16. Preferir biodiesel e etanol a combustíveis derivados do petróleo

PARA ECONOMIZAR ÁGUA




a) Ao fazer a barba por 5 minutos com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.
b) Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue Economizar mais de 11,5 litros de água (casa)/79 litros (apartamento). Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.
c) Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros (casa)/243 litros (apartamento). Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo do banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros (casa)/81 litros (apartamento). No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros (casa)/144 litros (apartamento). Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros (casa)/48 litros (apartamento).
d) Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento). Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total. Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?
e) Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros de água por dia.
f) Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira, não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta, 560 litros. Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês, usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.
g) E tem ainda quem "varre"a calçada usando o esguicho. Em 15 minutos, lá se vão 279 litros de água. Para quê tanta lavação, se pode usar a vassoura, simplesmente, com o mesmo efeito?

PARA GERAR MENOS LIXO




Separar o lixo reciclável do orgânico, apoiar a coleta seletiva se ela existir em sua cidade ou informar-se sobre para onde encaminhar o material reciclável (vidro, papel, alumínio, embalagens PET, plásticos, etc);

*    Verificar a possibilidade de reutilizar o lixo orgânico em atividades de compostagem, para produzir adubo em casa, escolas ou comunidade;

*   Sempre que possível, utilizar os dois lados da folha na impressão e regular a impressora para o modo econômico;

*  Evitar produtos com muita embalagem e o desperdício de todo tipo;

*   Usar sacolas e bolsas de tecido para carregar compras, evitando as sacolas plásticas descartáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário