Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-vida)
A Comissão de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida na Escola – Com-vida é uma nova forma de
protagonizar as questões ambientais na escola, com participação de estudantes,
professores, funcionários, gestores, comunidade. O principal papel da Com-vida
é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na
escola, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade.A Com-Vida
assume a tarefa de debater e buscar respostas para os problemas socioambientais
existentes na escola e no território onde ela está inserida, ou seja, vai além
dos muros da escola em busca uma melhoria na qualidade de vida. Ela vai além
dos temas ambientais, atua também em temas relevantes ao contexto escolar, como
a violência, o respeito a diversidade e aos direitos humanos, a
acessibilidade.
A COM-VIDA EM NOSSA ESCOLA
A COM-VIDA EM NOSSA ESCOLA
Na Escola Murilo Braga, a Com-vida, é
um espaço de integração entre a escola, a comunidade e meio
ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Nossos
alunos, participantes dessa comissão, são protagonistas de ações voltadas
à educação ambiental na escola e na comunidade, são agentes multiplicadores
quanto a sensibilização de um ambiente mais saudável.
Em nossa escola a educação ambiental já está inserida ao nosso Projeto Político Pedagógico, de forma que já rompemos com a aquela prática de somente tratar desta temática em datas comemorativas específicas como dia da água, dia da árvore e semanas do meio ambiente. Em nossa escola a educação ambiental é trabalhada todos os dias, ou seja, tornou-se uma temática permanente não somente no ambiente escolar, mas também junto a comunidade.
Na Escola Murilo Braga a Com-Vida foi criada após a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), em outubro de 2009. Quando um pequeno grupo de alunos e professores que participaram diretamente da Conferência na Escola, sentiram a necessidade de criar a Com-Vida, pois seria uma ótima proposta de envolver todos da escola na busca de uma melhor qualidade de vida não somente à escola, mas também na comunidade. Desde então estamos trabalhando para incentivar uma nova geração que contribua para transformações sócio-ambientais.
Em nossa escola a educação ambiental já está inserida ao nosso Projeto Político Pedagógico, de forma que já rompemos com a aquela prática de somente tratar desta temática em datas comemorativas específicas como dia da água, dia da árvore e semanas do meio ambiente. Em nossa escola a educação ambiental é trabalhada todos os dias, ou seja, tornou-se uma temática permanente não somente no ambiente escolar, mas também junto a comunidade.
Na Escola Murilo Braga a Com-Vida foi criada após a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), em outubro de 2009. Quando um pequeno grupo de alunos e professores que participaram diretamente da Conferência na Escola, sentiram a necessidade de criar a Com-Vida, pois seria uma ótima proposta de envolver todos da escola na busca de uma melhor qualidade de vida não somente à escola, mas também na comunidade. Desde então estamos trabalhando para incentivar uma nova geração que contribua para transformações sócio-ambientais.
Atualmente
o nosso grupo mobilizador conta com 92 pessoas, incluindo, alunos, professores,
pais, funcionários, comunidade e parceiros, que mobilizam os demais alunos da
escola, distribuídos em três grupos que se encontram semanalmente. As ações
criadas e desenvolvidas na Com-Vida Murilo Braga utiliza uma nova metodologia
criada pela escola, a metodologia da percepção ambiental, que é uma forma de tomada de consciência do ambiente pelo
homem, ou seja, é uma forma de nosso alunos perceber o ambiente que se
está inserido, aprendendo a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma.
Através dessa metodologia, os
alunos saem em grupos acompanhados por um monitor, levando cadernetas, máquinas
fotográficas, celulares, filmadoras e gravadores de voz diagnosticando os
problemas do ambiente, aprendendo a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma. Após
o diagnóstico, retornam a escola, discutem os problemas e apontam soluções e
criam planos de ações. Desse modo, são diagnosticados os
problemas de forma lúdica, e estes transformados em planos de ação que vão
beneficiar escola e comunidade. Sempre tendo os alunos como protagonistas, que
assumem a tarefa de debater e buscar respostas para os problemas
socioambientais diagnosticados na escola e no território onde a mesma está
inserida.
Alunos diagnosticando problemas socioambientais no entorno
Alunos diagnosticando problemas socioambientais na escola
Alunos discutindo e apontando soluções pra os problemas
Alunos socializando seus projetos com o grupão da Com-Vida
Os resultados mostram que conseguimos
transformar através da Com-Vida, a escola em um espaço realmente educador, no
momento em que as ações passaram a ser coletivas e foram além de seus muros,
alcançando a comunidade e as famílias.
Para os alunos, foi
de grande importância, pois através da experiência foi possível estimular a
mudança de hábitos, não somente do ponto de vista ambiental, mas também nas
atitudes e valores, mudanças estas que chegaram até suas famílias. Com a
Com-Vida os alunos têm a oportunidade de compreender e refletir de forma lúdica
sobre a necessidade da preservação ambiental e da responsabilidade que cada um
tem nesse processo. Despertou também nos alunos as
responsabilidades individuais e coletivas em relação às questões
socioambientais; transformou-os em sujeitos mais críticos na busca de soluções
aos problemas encontrados na escola ou na comunidade; despertou a tomada de
iniciativa, decisão e aprenderam a trabalhar com tecnologias.Todos os projetos desenvolvidos pelo grupo de alunos
da Com-Vida, têm o propósito de detectar os problemas, discutir e buscar
soluções, sempre tendo o aluno como personagem principal nessa
busca. É importante porque, desta forma estamos incentivando-os a
terem iniciativas, liberdade e compromisso, além de levarem para a comunidade o
que aprenderam. Nossos alunos são incentivados a criatividade, acreditamos com
isso que mais tarde tornem-se adultos melhores. Pois
a criatividade tem menos a ver com um dom e mais com a forma como você
absorve as informações e as conecta, portanto, acreditamos que grande parte da
criatividade de uma criança ou adolescente têm que ser incentivada também na
escola, através de projetos que agucem a criatividade, pois, atualmente os
profissionais mais bem sucedidos são pessoas que estão entre suas habilidades,
ser criativo . Atualmente a criatividade
tornou-se a qualidade mais desejada no mercado de trabalho, além de
ser importantíssima, pois leva os alunos a viajarem pela imaginação
e a partir daí levantar hipóteses para criarem seus projetos e sonhos.
As ações ambientais na escola que
eram desenvolvidas em datas alusivas ao meio ambiente passaram a ser realizadas
diariamente no espaço escolar, a partir do momento em que a educação ambiental
foi inserida no Projeto Político Pedagógico da escola. As ações realizadas
junto à comunidade e na escola fizeram com que a nossa Com-Vida passasse a ser
referência no bairro e para outras escolas, além de se tornar um colegiado.
Atualmente somos procurados pelos moradores para solucionar problemas
socioambientais e levar nossa experiência a outras instituições de ensino que
também nos procuram para ajudar a criar outras Com-Vidas.
É importante
salientar que, com a chegada da Com-Vida na escola, passamos a ter um alto
índice de aprovação sem recuperação nos últimos três anos, dos alunos que fazem
parte do grupo mobilizador, pois através da Com-Vida estimulamos ações
coletivas, disciplina, respeito a diversidade e interesse pelos estudos. Assim,
com a Com-Vida, tornamos uma escola coletivamente responsável rumo a sustentabilidade.
Estimulando e sensibilizando a comunidade escolar, a refletir a respeito da
responsabilidade e participação como cidadãos, levando-os a desenvolver além de
uma preocupação em relação às questões ambientais, uma preocupação também com a
qualidade de vida de todos.
Alunos protagonizando a criação de um sistema de garrafas pets para aproveitar a água desperdiçada das centrais de ar na escola, com o propósito de molhar as plantinhas da escola.
OS GRANDES OBJETIVOS DA COM-VIDA NA ESCOLA MURILO BRAGA
Discutir e buscar soluções para
problemas sócio ambientais na escola e na comunidade do entorno da escola e
dispor a Educação Ambiental de forma permanente na escola contribuindo para a
qualidade de vida de todos.
• Contribuir para que a escola se torne um
espaço educador sustentável, acessível, aconchegante, agradável, democrático e
saudável, motivador, que estimule a inovação, a aprendizagem e reflita o
cuidado com o ambiente e com as pessoas;
• Participar da construção do
Projeto Político-Pedagógico da escola;
•Trabalhar a Educação ambiental
de forma interdisciplinar;
•Incentivar a aprendizagem dos
alunos através de discussão, leituras e escrita de textos sobre assuntos
relevantes ao meio ambiente e na produção de vídeos sócio ambientais,
promovendo assim a participação do aluno, na qual o mesmo seja ouvido e que
promova interação nos encontros do projeto;
·
Colocar o aluno como protagonista na busca e
solução de problemas socioambientais;
•Realizar rodas de conversas e
trocas de saberes com pessoas da comunidade;
•Dispor os alunos para
palestrarem em outras instituições de ensinos ou em órgão na comunidade.
DELEGADO E SUPLENTE DA COM-VIDA
O delegado e suplente da Com-Vida são escolhidos entre os alunos participantes. Sua missão é animar, o grupo mobilizador nas ações a serem desenvolvidas no projeto e colocar em pratica tudo o que foi decidido durante Conferência do Meio Ambiente, divulgar nossas experiências em outros estados e outras escolas, buscar parcerias, mobilizar a escola e a comunidade, entre outros . O suplente substituirá o titular no caso de haver algum problema que impeça sua participação. Ambos tem que estar cursando entre o 5º ao 9º anos e ter de preferência de 11 a 15 anos; devem gostar de debater sobre o meio ambiente; comunicar-se bem e ser claro na defesa das propostas; demonstrar espirito de liderança; ter responsabilidade, ter iniciativa, entre outros. Em nossa escola o delegado e suplente da Com-Vida tem também o papel de mobilizar o grupo em realizações de ações relacionadas a assuntos que envolva as questões pedagógicas e sociais no ambiente escolar,ajudando a Coordenação Pedagógica da escola.
NOSSO DELEGADO E SUPLENTE
DELEGADA
Ritchelly Aquino – 9º ano
SUPLENTE
Jaíra de Paula Lima – 9º ano
NOSSO GRUPO MOBILIZADOR DO COM-VIDA
Começamos com um grupo de 08 alunos e três funcionários, hoje contamos com mais de 90 alunos de diferentes séries, que mobilizam as ações da Com-Vida.
Nosso grupo encontra-se semanalmente todas as terça-feira, quarta e quinta-feira, em horário contra turno para planejar e desenvolver ações de projetos, vistas a comunidade, visitas a órgão públicos, diálogos sobre temas socioambientais, trabalho de campo, socialização em outras escolas sobre nosso trabalho, diálogos com convidados e pessoas que procuram nossa escola para conhecerem nosso trabalho, realizamos intercâmbios com outras Com-Vidas, além participar de rodas de conversas com pessoas da comunidade, buscar saberes na comunidade e debater vários temas socioambientais.
Nosso grupo encontra-se semanalmente todas as terça-feira, quarta e quinta-feira, em horário contra turno para planejar e desenvolver ações de projetos, vistas a comunidade, visitas a órgão públicos, diálogos sobre temas socioambientais, trabalho de campo, socialização em outras escolas sobre nosso trabalho, diálogos com convidados e pessoas que procuram nossa escola para conhecerem nosso trabalho, realizamos intercâmbios com outras Com-Vidas, além participar de rodas de conversas com pessoas da comunidade, buscar saberes na comunidade e debater vários temas socioambientais.
Socializando nosso trabalho com outras escolas
Nossa Com-Vida conhecendo os problemas socioambientais na comunidade, porque entendemos que uma escola torna-se realmente um espaço educador, no momento que envolve escola, comunidade e a família dos alunos.
Nossos alunos levando sustentabilidade a suas famílias
Nossa aluna e professora conhecendo a FIOCRUZ no Rio de Janeiro, juntamente com mais 31 alunos de outras Instituições de Ensino de todo o país. Premiada na 6ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente.
Recebendo Visitas - pessoas conhecendo nosso trabalho
Dialogando sobre temas socioambientais
Trabalhos de campo
Intercâmbio com outras Com-Vidas
Em sintonia direta com o Coletivo Jovem de Rondônia, sempre dialogando sobre temas sócio-ambientais e políticas públicas para a juventude.