O que é a Com-Vida

Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida  (Com-vida)
A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – Com-vida é uma nova forma de protagonizar as questões ambientais na escola, com participação de estudantes, professores, funcionários, gestores, comunidade. O principal papel da Com-vida é contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade.A Com-Vida assume a tarefa de debater e buscar respostas para os problemas socioambientais existentes na escola e no território onde ela está inserida, ou seja, vai além dos muros da escola em busca uma melhoria na qualidade de vida. Ela vai além dos temas ambientais, atua também em temas relevantes ao contexto escolar, como a violência, o respeito a diversidade e aos direitos humanos, a acessibilidade. 

 A COM-VIDA EM NOSSA ESCOLA

Na Escola Murilo Braga, a Com-vida, é um espaço de integração entre a escola, a comunidade e meio ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Nossos alunos, participantes dessa comissão, são protagonistas de  ações voltadas à educação ambiental na escola e na comunidade, são agentes multiplicadores quanto a sensibilização de um ambiente mais saudável.
Em nossa escola a educação ambiental já está inserida ao nosso Projeto Político Pedagógico, de forma que já rompemos com a aquela prática de somente tratar desta temática em datas comemorativas específicas como dia da água, dia da árvore e semanas do meio ambiente. Em nossa escola a educação ambiental é trabalhada todos os dias, ou seja, tornou-se uma temática permanente não somente no ambiente escolar, mas também junto a comunidade.
Na Escola Murilo Braga a  Com-Vida foi criada  após a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), em outubro de 2009. Quando um pequeno grupo de alunos e professores que participaram diretamente da Conferência na Escola, sentiram a necessidade de criar a Com-Vida, pois seria uma ótima proposta de envolver todos da escola na busca de uma melhor qualidade de vida não somente à escola, mas também na comunidade. Desde então estamos trabalhando para incentivar uma nova geração que contribua para transformações sócio-ambientais.


Atualmente o nosso grupo mobilizador conta com 92 pessoas, incluindo, alunos, professores, pais, funcionários, comunidade e parceiros, que mobilizam os demais alunos da escola, distribuídos em três grupos que se encontram semanalmente. As ações criadas e desenvolvidas na Com-Vida Murilo Braga utiliza a metodologia da percepção ambiental em grupos. Onde alunos saem em grupos acompanhados por um monitor, munidos de cadernetas, máquinas fotográficas, celulares, filmadoras e gravadores de voz diagnosticando os problemas do ambiente, aprendendo a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma. Após o diagnóstico, retornam a escola, discutem os problemas e apontam soluções e criam planos de ações. Desse modo, são diagnosticados os problemas de forma lúdica, e estes transformados em planos de ação que vão beneficiar escola e comunidade. Sempre tendo os alunos como protagonistas, que assumem a tarefa de debater e buscar respostas para os problemas socioambientais diagnosticados na escola e no território onde a mesma está inserida. 


Alunos diagnosticando problemas socioambientais no entorno



 Alunos diagnosticando problemas socioambientais na escola


Alunos discutindo e apontando soluções pra os problemas


Alunos socializando seus projetos com o grupão da Com-Vida


Os resultados mostram que conseguimos transformar através da Com-Vida, a escola em um espaço realmente educador, no momento em que as ações passaram a ser coletivas e foram além de seus muros, alcançando a comunidade e as famílias. 
Para os alunos, foi de grande importância, pois através da experiência foi possível estimular a mudança de hábitos, não somente do ponto de vista ambiental, mas também nas atitudes e valores, mudanças estas que chegaram até suas famílias. Com a Com-Vida os alunos têm a oportunidade de compreender e refletir de forma lúdica sobre a necessidade da preservação ambiental e da responsabilidade que cada um tem nesse processo. Despertou também nos alunos as responsabilidades individuais e coletivas em relação às questões socioambientais; transformou-os em sujeitos mais críticos na busca de soluções aos problemas encontrados na escola ou na comunidade; despertou a tomada de iniciativa, decisão e aprenderam a trabalhar com tecnologias.Todos os projetos desenvolvidos pelo grupo de alunos da Com-Vida, têm o propósito de detectar os problemas, discutir e buscar soluções, sempre tendo o aluno como personagem principal nessa busca.  É importante porque, desta forma estamos incentivando-os a terem iniciativas, liberdade e compromisso, além de levarem para a comunidade o que aprenderam. Nossos alunos são incentivados a criatividade, acreditamos com isso que mais tarde tornem-se adultos melhores. Pois a criatividade tem menos a ver com um dom e mais com a forma como você absorve as informações e as conecta, portanto, acreditamos que grande parte da criatividade de uma criança ou adolescente têm que ser incentivada também na escola, através de projetos que agucem a criatividade, pois, atualmente os profissionais mais bem sucedidos são pessoas que estão entre suas habilidades, ser criativo . Atualmente a criatividade  tornou-se a qualidade mais desejada no mercado de trabalho, além de ser  importantíssima, pois leva os alunos a viajarem pela imaginação e a partir daí levantar hipóteses para criarem seus projetos e sonhos.
 As ações ambientais na escola que eram desenvolvidas em datas alusivas ao meio ambiente passaram a ser realizadas diariamente no espaço escolar, a partir do momento em que a educação ambiental foi inserida no Projeto Político Pedagógico da escola. As ações realizadas junto à comunidade e na escola fizeram com que a nossa Com-Vida passasse a ser referência no bairro e para outras escolas, além de se tornar um colegiado. Atualmente somos procurados pelos moradores para solucionar problemas socioambientais e levar nossa experiência a outras instituições de ensino que também nos procuram para ajudar a criar outras Com-Vidas. 
É importante salientar que, com a chegada da Com-Vida na escola, passamos a ter um alto índice de aprovação sem recuperação nos últimos três anos, dos alunos que fazem parte do grupo mobilizador, pois através da Com-Vida estimulamos ações coletivas, disciplina, respeito a diversidade e interesse pelos estudos.  Assim, com a Com-Vida, tornamos uma escola coletivamente responsável rumo a sustentabilidade. Estimulando e sensibilizando a comunidade escolar, a refletir a respeito da responsabilidade e participação como cidadãos, levando-os a desenvolver além de uma preocupação em relação às questões ambientais, uma preocupação também com a qualidade de vida de todos.

Alunos protagonizando a criação de um sistema de garrafas pets para aproveitar a água desperdiçada das centrais de ar na escola, com o propósito de molhar as plantinhas da escola.









   OS GRANDES OBJETIVOS DA COM-VIDA NA ESCOLA MURILO BRAGA   
à Desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental na escola de forma permanente;
à Ajudar a cuidar do Brasil, assumindo como orientação a Carta das Responsabilidades “Vamos Cuidar do Brasil”;
à Realizar Conferências de Meio Ambiente na Escola;
à Conservar e ajudar a recuperar o meio ambiente;
à Envolver a escola e a comunidade nas questões ambientais;
à Buscar parcerias;
à Fazer intercâmbio entre outras Com-Vidas;
à Debater sobre temas ambientais;
à Divulgar as ações desenvolvidas na Com-Vida
à  Contribuir para tornar a escola um espaço agradável, democrático e saudável.

à Levar sustentabilidade à famílias dos alunos.

àBuscar soluções para problemas sócio ambientais junto a comunidade, quando somos solicitados.

à Criar fóruns de discussão no bairro da escola.




   DELEGADO E SUPLENTE DA COM-VIDA   

O delegado e suplente da Com-Vida são escolhidos entre os alunos participantes. Sua missão é animar, o grupo mobilizador nas ações a serem desenvolvidas no projeto e colocar em pratica tudo o que foi decidido durante Conferência do Meio Ambiente, divulgar nossas experiências em outros estados e outras escolas, buscar parcerias, mobilizar a escola e a comunidade, entre outros . O suplente substituirá o titular no caso de haver algum problema que impeça sua participação. Ambos tem que estar cursando entre o 5º ao 9º anos e ter de preferência de 11 a 15 anos; devem gostar de debater sobre o meio ambiente; comunicar-se bem e ser claro na defesa das propostas; demonstrar espirito de liderança; ter responsabilidade, ter iniciativa, entre outros. Em nossa escola o delegado e suplente da Com-Vida tem também o papel de mobilizar o grupo em realizações de ações relacionadas a assuntos que envolva as questões pedagógicas e sociais no ambiente escolar,ajudando a Coordenação Pedagógica da escola.



   NOSSO DELEGADO E SUPLENTE    



DELEGAD
Ingrid Brasil – 9º ano



SUPLENTE
Kele Cruz – 8º ano










NOSSO GRUPO MOBILIZADOR DO COM-VIDA


Começamos com um grupo de 08 alunos e três funcionários, hoje contamos com mais de 80 alunos de diferentes séries, que mobilizam as ações da Com-Vida.
Nosso grupo encontra-se semanalmente todas as terça-feira e quinta-feira, em horário contra turno  para planejar e desenvolver ações de projetos, vistas a comunidade, visitas a órgão públicos, diálogos sobre temas socioambientais, trabalho de campo, socialização em outras escolas sobre nosso trabalho, diálogos com convidados e pessoas que procuram nossa escola para conhecerem nosso trabalho, realizamos intercâmbios com outras Com-Vidas, além participar  de rodas de conversas com pessoas da comunidade, buscar saberes na comunidade e debater vários temas socioambientais. 



MEC grava vídeo com nossos alunos





Socializando nosso trabalho com outras escolas




Nossa Com-Vida conhecendo os problemas socioambientais na comunidade, porque entendemos que uma escola torna-se realmente um espaço educador, no momento que envolve escola, comunidade e a família dos alunos.




Nossos alunos levando sustentabilidade a suas famílias


Nossa aluna e professora conhecendo a FIOCRUZ no Rio de Janeiro, juntamente com mais 31 alunos de outras Instituições de Ensino de todo o país. Premiada na 6ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente.





Recebendo Visitas - pessoas conhecendo nosso trabalho


Dialogando sobre temas socioambientais




Trabalhos de campo






Intercâmbio com outras Com-Vidas



Em sintonia direta com o Coletivo Jovem de Rondônia, sempre dialogando sobre temas sócio-ambientais e políticas públicas para a juventude.