A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), por intermédio da Coordenadoria de Educação Ambiental e do Programa de Recuperação Mata Ciliar participou na amanhã do dia 21 de maio do movimento “Onda Verde”, que foi promovida pela Fundação O Boticário de Proteção a Natureza em parceria com a Convenção da Diversidade Biológica da ONU. O movimento aconteceu no mundo inteiro e visou conscientização das pessoas sobre a importância da biodiversidade.
Nós dias 19 e 20 de maio os técnicos da Sedam iniciaram as atividades do movimento na Escola Estadual Murilo Braga, alunos do ensino fundamental foramo conscientizados sobre o tema “Conhecendo a Árvore”, um dos assuntos abordados dentro do movimento Onda Verde. Na primeira etapa os alunos desenvolveram o tema por meio de atividades artísticas de construção de uma árvore e na segunda participaram do p
antio de mudas atuando como protagonistas no cuidado com meio ambiente e conhecendo sua importância para o planeta.
Na manhã do dia 21 de maio, os alunos foram até ao igarapé do Bate Estaca com os técnicos da Sedam da Coordenadoria de Educação Ambiental e Mata Ciliar realizar técnicas de plantio em áreas que estão degradadas, colocando na prática o que foi ensinado durante as palestras. Essa atividade teve como objetivo de proporcionar o aprendizado sobre a importância das árvores, despertando o interesse pela natureza.
De acordo com informações dos organizadores, a Onda Verde é uma campanha plurianual que visa conscientizar as pessoas sobre a biodiversidade. Também reforça o trabalho em Comunicação, Educação e Conscientização do público dentro do programa da Convenção para a Diversidade Biológica (CDB), entidade que lidera o movimento no mundo.
O dia 21 de maio, data que antecede o Dia Internacional da Diversidade Biológica, a idéia é promover uma contagem regressiva para que às 10h (horário local), todos se mobilizem pela proteção da biodiversidade, criando uma “onda verde” mundial, de leste a oeste do planeta. Para realizar essa atividade a Sedam conta com o apoio do Batalhão de Policia Ambiental, Defesa Civil e Caerd.
Fonte: ASCOM/SEDAM
.